O que são cosméticos orgânicos? Você sabe?





Ao contrário dos produtos que se anunciam como tendo efeitos milagrosos ou quase imediatos, os cosméticos orgânicos têm um charme especial não só em termos de composição. Fazem parte de uma rotina de beleza baseada no bem-estar e no cuidado - consigo e com a natureza. 
 
 Se é bom manter-se bonita e saudável, melhor ainda é poder fazê-lo de forma ambientalmente responsável. É por isso que a beleza sustentável tem conquistado cada vez mais adeptos. Este fio usa conscientemente o poder da natureza. É a fonte de ingredientes ativos que cuidam do corpo - promovendo benefícios econômicos, sociais e ambientais. 
 Prova disso é a força do lento salão de beleza. Uma tendência que recomenda manter ingredientes naturais, orgânicos, não tóxicos e muitas vezes artesanais para os cuidados com o corpo. Tudo depende de um estilo de vida que priorize a saúde e cuide do planeta. Entre eles estão, por exemplo, produtos ecológicos, cruelty-free e orgânicos. São produtos cosméticos que conquistam a parte mais consciente dos consumidores. 




 
 Então, O que é um cosmético orgânico? Por definição, os cosméticos orgânicos são produtos formulados e elaborados com ingredientes naturais certificados. Todo produto orgânico é feito com base nos princípios do desenvolvimento sustentável, pois é ecologicamente correto e socialmente justo. Os resíduos destes produtos não interferem negativamente na natureza e o processo produtivo é de responsabilidade das comunidades envolvidas. A composição dos cosméticos orgânicos contém óleos essenciais puros e extratos naturais com propriedades restauradoras, hidratantes e antioxidantes. Em suma, eles têm uma melhor afinidade com a pele, além de seus cheiros característicos. 

 Tais produtos não cuidam apenas da aparência, mas também da saúde de seus usuários. Eles não contêm componentes sintéticos nocivos, como derivados de petróleo, parabenos, perfumes e corantes artificiais. Estes são ingredientes que podem ser prejudiciais à saúde e contribuir para a poluição ambiental. Esses compostos químicos podem até causar alergias, coceiras e causar doenças como o câncer. Investir nesses produtos também traz o benefício de resultados duradouros. Afinal, os compostos atuam naturalmente e estimulam a produção de novas células da pele sem prejudicar a saúde. 
 


 Orgânico, natural ou vegano? 
 Existem diferenças entre cosméticos orgânicos, naturais e veganos, mas todos se esforçam para usar o mínimo possível de produtos químicos e são produzidos de maneira ambientalmente responsável. Verificar: 
 
 Por exemplo, cosméticos orgânicos são feitos de matérias-primas livres de pesticidas e agricultura sustentável. Além de ser benéfico para a saúde, neste caso também evitamos agredir o meio ambiente. Isso se aplica a esfoliantes e brilhos à base de microesferas de plástico. Nas versões naturais, foram substituídos por ingredientes biodegradáveis. 
 
 Os cosméticos naturais, por outro lado, exigem menos produção industrial. Ou seja, não permite o uso de fragrâncias, componentes ou corantes sintéticos, assim como proíbe o uso de conservantes artificiais. O uso de óleos naturais permite que os produtos cosméticos durem, mantendo suas propriedades. Apesar da preferência por ingredientes naturais, a composição desses produtos não é isenta de alergias e reações. 
 
 Já os produtos veganos se baseiam em um processo produtivo que não tem origem animal, como cera de abelha, leite ou gordura animal, privilegiando o uso de argila, minerais, ervas aromáticas e extratos vegetais. Além disso, os produtos veganos compartilham a filosofia vegana e, portanto, não são testados em animais. Tenha cuidado, mas os cosméticos veganos não são necessariamente naturais e orgânicos. 
 
 Cruelty-free: termo utilizado para classificar produtos que não foram testados em animais. No entanto, eles podem não ser veganos. Afinal, sua composição também pode conter origem animal. Nesse sentido, vale destacar o PEA (Projeto Esperança Animal), que lista as marcas dessa categoria. Como são produzidos os cosméticos orgânicos atualmente? De acordo com testemunhas de produtos orgânicos, existem diferenças entre cosméticos orgânicos e cosméticos feitos de matérias-primas orgânicas. 
 
 Os cosméticos orgânicos devem conter pelo menos 95% de matérias-primas orgânicas certificadas. Os restantes 5% podem ser constituídos por água e outras matérias-primas naturais; 
 Já os chamados produtos naturais devem conter no mínimo 70% e no máximo 95% de matérias-primas com certificação orgânica; 
 Em ambos os casos, estas matérias-primas orgânicas certificadas, independentemente do seu teor, são naturais e assentam em métodos de produção biológicos que visam melhorar a utilização dos recursos naturais e socioeconómicos através da utilização de outros métodos alternativos à utilização de materiais sintéticos na produção. corrente 
 Então, se o cosmético for orgânico, pode não ser orgânico, mas se o produto for orgânico, é sempre natural. Os cosméticos orgânicos têm mais matérias-primas orgânicas do que os cosméticos naturais.

Gostou desse post?  Compartilhe para quem você gostaria que soubesse mais sobre esse assunto ! Até a próxima!

#cosmeticos #cosmeticosveganos

Comentários

Postagens mais visitadas